quarta-feira, 9 de abril de 2008

TIDIR - Consumo Responsável (AMBEV)

Pioneiro no Brasil, o Programa AmBev de Consumo Responsável é norteado pelas premissas da Organização Mundial da Saúde (OMS) e possui dois pilares: conscientizar a população sobre os riscos de beber e dirigir e estimular o cumprimento da lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas a menores. Como parte do programa, em 2006 a AmBev lançou o Boomerangue, um logotipo para comunicar sua preocupação com o tema. Para levar adiante este conceito, a companhia conta com um time de peso, composto pelas suas principais marcas de cerveja.

A pioneira em publicidade de consumo responsável foi a Skol. Em 2001, a marca levou ao ar uma vinheta veiculada nos principais jogos de futebol televisionados. Na vinheta, latinhas de Skol se transformavam em táxi, lembrando que esse tipo de transporte é a melhor opção quando se consome bebida alcoólica. Em 2003, a marca inovou mais uma vez com o filme “Aliança”, no qual um casal aparecia saindo de uma danceteria e o rapaz dava à moça o que aparentemente era um anel de noivado, mas, na verdade, eram as chaves do carro. O slogan “Beber Redondo é Beber com Responsabilidade” foi utilizado pela primeira vez. Alguns meses depois, o filme “Max Laser” estimulava os motoristas a optar pelo táxi após o consumo de álcool, com mensagens irreverentes como “Depois da saideira, deixe a sua chave de molho”. O filme “Manifesto Redondo”, de 2005, trouxe Carlinhos Brown e Falcão dando mensagens sobre consumo responsável. Em 2006, o filme “Carro” mostrava como seria o carro de quem bebe e dirige, se tivesse sido inventado por quem criou a Skol.

Já a Brahma sempre atua com responsabilidade nos camarotes da marca no Rio de Janeiro e em São Paulo. Também incentiva o consumo responsável nas festas de rodeios em Ribeirão Preto, Jaguariúna, Americana, São José do Rio Preto, Barretos e Limeira, no CarnaBrahma Belô e nas Oktoberfests. Em 2006, o jogador Ronaldo Fenômeno, por exemplo, foi escalado como garoto-propaganda para ensinar os consumidores que bebida e direção não combinam.

Sempre atenta à conscientização de consumo responsável, a Bohemia tem em todas as suas campanhas a frase “Beba com moderação” na voz do locutor. Além disso, em seus eventos, como o Boteco Bohemia, faz ações de conscientização diretamente com o consumidor. Em 2006, por exemplo, durante o Boteco Bohemia em São Paulo, um grupo de promotores convidava o público a segurar uma bandeja com garrafas da marca, de plástico, para testar se conseguiam equilibrar. Em tom de brincadeira, o grupo chamava a atenção do consumidor para não dirigir se beber.

A Antarctica também expressa em suas ações e campanhas a preocupação com o consumo responsável. Nos Jogos da Boa, a marca estampou em todos os materiais de divulgação o Boomerangue com a frase “É mais divertido ir e voltar”. Além disso, as promotoras dos Jogos da Boa trataram do tema em todas as abordagens que realizaram nos 100 bares participantes. A marca também colocou no ar, em junho deste ano, o filme “Casamento”, que terminava com um close em Juliana Paes dizendo: “- Na boa, beba com moderação”. Já nas edições do Carnaval de Olinda e de Recife de 2007, a conscientização dos foliões foi feita por Juju da Paz, interpretada pelo humorista Jason.

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